No decorrer do ano de 1995 realizava-se na cidade de Laranjal Paulista - SP., um campeonato de karate com várias academias da região de Campinas e também da cidade São Paulo.
Durante o transcorrer deste campeonato, vários professores trocaram idéias e surgiram sugestões de mudanças na maneira de gerenciar um campeonato buscando um melhor espetáculo e agregar um maior número de praticantes.
Percebia-se na época, que nossos atletas necessitavam de um intercâmbio maior, mais cursos técnicos, atualização de arbitragem, entre outras coisas. Tudo isto com o intuito de levar e conscientizar professores, seguidores do Karate, “independente de estilo”, a crescer de maneira correta, conhecendo o verdadeiro caminho do karate através do respeito, amizade, esforço conjunto e acima de tudo através da sinceridade para com o próximo. Começava então a se formar um grupo coeso e com certeza vencedor.
E assim tornou-se a Cooperativa dos Amigos do Karate- CAK.
Os primeiros professores a compor este grupo são:
- Alziro Cesarino
- Antônio Carlos Schiavom
- Ariovaldo Viera
- Áureo Domingues
- Ernesto Taro Nisibara
- Fernando Luiz Vicenzi
Os anos se passaram, os atletas melhoraram, os professores cresceram em todos os aspectos e o pequeno grupo aumentou. A idéia inclusive foi copiada por outros professores que também formaram novas coligações.
Tudo estava caminhando muito bem, porém havia ainda uma necessidade básica para que melhorasse ainda mais, no sentido de divulgação do nome, na busca de patrocinadores, etc.
Era a constituição oficial deste grupo. E assim foi feito, no dia 11 de janeiro de 2004 pelos professores que compunham o grupo, fundando a Associação Cooperativa das Academias de Karate –ACAK.
Em uma reunião especial realizada em 18/03/12, por uma decisão unânime e irrevogável, os membros fundadores da ACAK reconheceram e acolheram a Profª. Elezet Marques Nisibara como membro da Comissão de Ética Permanente, bem como a elegeram como digna representante das mulheres no grupo, ficando assim constituída a Comissão de Ética Permanente:
Alziro Cesarino, Antonio Carlos Schiavom, Ariovaldo Vieira, Áureo Domingues, Elezet Marques Nisibara, Ernesto Taro Nisibara e Fernando Luiz Vicenzi